Seja o primeiro a receber nossas atualizações

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Eu te garanto 100% de privacidade. Seus dados não serão compartilhados

Este gráfico vai mudar MUITO seu jeito de operar

16 de fevereiro de 2018

Você já usou o gráfico Renko? Não? Então leia até o final que eu garanto que você vai, pelo menos, querer experimentar!!

O Renko é ótimo porque traz uma visão atemporal dos acontecimentos e isso é muito diferente dos candles.

Quando você se baseia somente na mudança de preços, a sua forma de operar pode mudar MUITO. Vou explicar por que isso ocorre.

A maioria dos traders usa o gráfico de candlestick, que representam o que ocorreu com o preço de uma ação durante um determinado período de tempo. Cada candle pode representar 1 minuto, 5 minutos, 15 minutos, 30 minutos, 60 minutos, 1 dia, 1 semana, 1 mês ou até mesmo 1 ano.

Esse é um gráfico de candlestick do Ibovespa de 5 minutos:

Gráfico candlestick de 5 minutos do Ibovespa

Gráfico candlestick de 5 minutos do Ibovespa

Já no Renko — um gráfico que pouquíssimas pessoas utilizam no mercado — a formação dos boxes (aqui não tem candle, obviamente) é feita pela variação dos preços. Podemos então ter mais de um box em um mesmo intervalo (algo impossível nos candles).

Por que isso é importante?

Imagine que o mercado permaneça lateral, independentemente do time frame (intradiário ou diário). A visão por candles fica muito complexa.

No gráfico de candles, se o preço praticamente não variar ao longo de 15 minutos, por exemplo, e você estiver em um gráfico de um minuto, você terá 15 candles um ao lado do outro. No Renko, você terá apenas um box.

Assim, conseguimos trabalhar com um gráfico bem limpo e simples, o que facilita na hora de encontrar as linhas de tendência de baixa ou alta do mercado. Veja abaixo:

Gráfico Renko

Gráfico Renko

Como configurá-lo?

Outro ponto importante também é que ele está disponível em quase todas as plataformas. Para configurá-lo, usando como exemplo o Profit Chart, basta digitar o número de ticks que deseja + “R”. Nas minhas análises, uso “5R” para Ibovespa e “3R” para os contratos do dólar nas operações day trade.

Duas dicas valiosas

Primeiro: quem vê cara, não vê coração. Embora o gráfico Renko seja bem mais bonito, limpo do que o de candlesticks, no começo, eu acabava tomando muitos stops quando operava figuras de rompimento. Depois de um tempo, passei a usar o gráfico com pavio (sombra) e isso mudou minha vida.

Segundo: o Renko funciona tanto para day trade quanto swing trade, mas ainda prefiro usá-lo nas operações intra diárias. O índice de acertos é bem maior. E o melhor: o ele respeita os principais indicadores técnicos do mercado. Funciona muito bem com Fibonacci e nos indicadores que se baseiam em médias móveis.

Quer saber mais sobre Renko? Quais são as melhores estratégias? Deixe seu e-mail aqui e sempre que eu publicar no blog você vai receber as novidades!