Seja o primeiro a receber nossas atualizações

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Eu te garanto 100% de privacidade. Seus dados não serão compartilhados

Como faço para lidar com dias de grandes Perdas

28 de junho de 2017

Primeiro para os iniciantes se situarem

Pra começo de conversa, no Adorável Mundo dos Traders: GAIN significa ganhar algum dinheiro enquanto LOSS significa perder dinheiro. Daqui pra frente podemos incluir os leigos na prosa. 😀
Todo Trader que se preze tem algum Trading Plan ou Planejamento de Trade. Se não tiver ficará bem difícil saber onde quer chegar. Imagine um barco sem um mapa de navegação?!
Esse plano consiste em estipular metas/objetivos de ganho no mês/ na semana/ no dia, assim como os limites de perdas nesses mesmos períodos.
A partir do momento em que estoura o limite de perda, o Trader consistente/disciplinado PARA na hora.
Se atingir o objetivo de ganho do dia, alguns param e outros continuam operando…. Aí vem aquele negócio: quem continua operando com técnicas redobradas de gerenciamento de risco, aumenta o capital ainda mais, já os que continuam por pura indisciplina e falta de respeito a si próprio simplesmente devolvem tudo o que ganharam para o mercado. (VOCÊ conhece gente assim???)
Em dias de grande volatilidade as chances de ganho são enormes, porque o mercado simplesmente “andou”, mas as probabilidades de perdas também podem aumentar.
Portanto, saiba que não existe almoço grátis e o seu ganho de outrora poderá ser cobrado depois pelo mercado. Aí você devolve, se estressa e devolve mais ainda.
Tenha então um bom plano e execute ele, ou melhor, Plan the Trade and Trade the Plan!

O comportamento do mercado

Ainda sobre o almoço grátis, parece muitas vezes que todos os Big Players – grandes instituições financeiras que geram o maior volume de negociação da Bolsa – estão de olho em VOCÊ.

É só você comprar que o mercado despenca. Ou ao contrário, você vende e ele sobe indefinidamente. Mas digo logo que isso não é exclusividade sua, no seu caso foi apenas uma possível entrada equivocada ou um movimento realmente forte em decorrência de notícias/eventos. Portanto keep calm & parta para o próximo trade!

Por favor, nem pense em entrar numa vibe negativa de se lamentar durante todo o dia. Todo trader DEVE saber conviver com o LOSS. Combinado?!

De acordo com a Teoria de Dow (um dos pais da análise técnica), o mercado se move em tendências. Portanto, tente ao máximo comprar se estiver subindo e vender se estiver caindo. Caso contrário pense bem antes de entrar num trade. Operar contra a tendência sempre tem um grau de sofrimento um pouco maior…. até para os que gostam de uma pitada de dor.

Meu pai sempre me diz que o mercado é 80% emoção e 20% razão, quando deveria ser o contrário. Se você entrar com 80% de razão em um trade, terá muito mais chances de sucesso. O que acha?!

O Santo Graal

Todos nós temos aquelas técnicas que mais confiamos. Seja de nossa criação ou seja alguma que aprendemos com algum fera do mercado.

Hoje um aluno de coaching me disse: CARACA Cohen, a técnica que você me ensinou hoje é das Galaxias!

Opaaaaa (pensei), o cara descobriu o Santo Graal dele.

Na minha visão o santo graal não existe, mas cada um que consegue adaptar boas técnicas aos trades e ter sucesso com elas, já conseguiu uma porção do Santo Graal.

O grande problema é você aprender algo, não testar direito, começar a usar achando que descobriu o que faltava e devolver tudo o que já ganhou.

Sem ingenuidades por favor! O mercado não é seu amigo, porque simplesmente você acorda todos os dias pra tirar algo dele. Já pensou nisso?

Então ao colocar seu exército na rua, pense que a defesa inimiga já está super treinada e acordada muito antes do que você. Só esperando pra dar o bote.

Técnicas são importantes e se forem usadas de forma coordenada e consciente, podem ser o seu santo graal sim!

Trade ao-vivo

Quando você deixa o simulador e passa para a conta real tudo muda.

O sorriso nos gains são maiores e a cabeça doendo nos loss idem.

Quando você tem uma boa sequencia de gains que ótimo, mas como disse acima, tome cuidado pra não transformar o sonho em pesadelo.

A pergunta é: e nos dias de grande Loss??? Como me comportar depois?

Confesso que a perguntinha de que se devo ou não continuar levando essa vida de Trader volta a tona com toda a certeza.

Mas e aí? Devo ou não continuar?

Com que cara vou olhar pra minha conta na corretora após essa grande perda? Com que cara vou olhar pra minha esposa/meu marido? Com que cara vou ME OLHAR no espelho?! Já existem tantos ventos que sopram contra quem se propõe a viver de Trade que qualquer coisa um pouco fora da curva já é um belo motivo para desistir. Não é mesmo?

Quantas chances mais você vai se dar? Por que não envia currículo logo para as vagas na sua área de formação? Você tem dinheiro pra ficar tentando por mais quanto tempo? Essas são apenas algumas perguntas que os seus pares farão/fazem a você. E o pior é que eles escolhem EXATAMENTE os piores dias pra virem com essas lições de moral. CRUEL!!!

O que aprendi com as perdas

Perdas existem, sempre existiram e sempre existirão.

O primeiro proveito que podemos ter, é aprender a conviver com elas. Assim, apesar de ser muito duro, passamos a lidar com mais facilidade em momentos adversos durante o pregão.

Outro ponto importante é que se fizemos nosso dever de casa, saberemos exatamente controlar nossas perdas e por consequência gerenciar nosso patrimônio/risco de forma eficiente.

Já perdi meu limite máximo? Simplesmente PARO AGORA!

Já perdi 2 dias seguidos o limite? Paro com certeza, mas se vou operar em um terceiro dia seguido ou se vou rever minhas técnicas, dependerá do meu Plano de Trade feito previamente.

O mais importante de tudo isso é ter em mente o seguinte: se eu tenho uma técnica boa, que funciona de forma consistente por anos, que os resultados são super positivos e que eu tenho para mim como meu santo graal, não posso descartá-la simplesmente e achar que de um dia para o outro ela parou de funcionar.

A pior coisa que existe é trader que pula de galho em galho e não se fixa em nenhuma técnica. Consistência ZERO.

Então brow/browa, se você teve um dia ruim com uma grande perda, mantenha-se nos trilhos e continue acreditando em você.

O que faço para mim e costuma dar certo é VIRAR a página quando acaba o dia. Seja um dia positivo ou negativo.

Uso uma borrachinha mental e simplesmente APAGO o que aconteceu no dia anterior. Isso costuma funcionar muito bem e eu amanheço o dia seguinte pronto para a nova batalha diária.

Independente do ganho ou perda que você teve, nunca se esqueça disso: Plan the Trade, Trade the Plan e seja muito feliz.

Sucesso pra você!!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO e até a próxima!